Errar é uma oportunidade de aprender.

Você tem medo de errar? Muitas vezes, o que está por trás desse medo é a exposição, mostrar sua vulnerabilidade e as pessoas descobrirem suas falhas. E está tudo bem, todos somos capazes de acertar e errar o tempo todo.

Quando erramos, passamos a ter consciência das nossas escolhas, conseguimos enxergar o que nos levou a isso e temos a oportunidade de consertar, aprimorar e evoluir. Se continuamos a cometer os mesmos erros, é porque estamos no piloto automático e não conseguimos parar para essa análise ou não enxergamos nossas ações recorrentes como erradas.

Entrando em campo

Um jogador de futebol entra em campo sem saber se vai vencer o jogo, apesar de toda a coragem e força de vontade. Mesmo que, no decorrer da partida, ele e o técnico tracem novas estratégias, nem sempre o resultado é positivo.

Porém, independente do resultado, o jogador sempre sai de campo mais forte, mais preparado para o próximo jogo e assim por diante.

Por isso eu digo que se não nos arriscarmos, nunca saberemos se vamos acertar ou errar. E assim, deixamos de viver grandes oportunidades profissionais, amorosas, viagens incríveis, entre tantos outros sonhos.

Por mais que a gente saiba que é capaz, o medo de errar nos aprisiona. Mas o que podemos fazer para enfrentar esse medo?

Desafio

O grande desafio é entrar para o jogo sabendo que já temos o não e que vamos correr atrás do sim, do resultado positivo. Precisamos ter consciência que temos 50% de chances de vencer e as mesmas 50% de chances de perder.

Logo, deveríamos considerar os dois cenários, sabendo que podemos errar e em quais momentos isso pode acontecer (conhecendo nossas vulnerabilidades) e estarmos preparados para o que fazer caso isso aconteça.

Mais do que termos um plano B, comentado em nosso artigo anterior, conseguiremos olhar para nossos erros com menos emoção e mais razão, entendendo o que nos motivou a errar e traçar uma nova estratégia para acertar da próxima vez.

O lado positivo

Precisamos enxergar o lado positivo das coisas. Sim, até os piores erros possuem um lado positivo: o aprendizado.

O primeiro passo para a evolução é aprender com os erros. Precisamos arriscar estrategicamente, testar, treinar, treinar de novo e sempre.

Assim, um dia olharemos para trás e veremos quantos degraus já subimos na escada da vida. Degraus desiguais, tortuosos, doloridos muitas vezes, mas que foram vencidos com muita persistência, resiliência e foco, subindo cada vez mais rumo ao sucesso, à realização de um sonho, à conclusão de um projeto.

Sem movimento, não saímos do lugar.

Vamos imaginar como seriam nossas vidas se tudo desse certo, se só recebêssemos elogios, se tudo fosse simples e fácil? Para mim, seria entediante e acredito que para você também.

Somos seres movidos por desafios. Desde os primórdios, precisávamos ir à caça, nos arriscar para sobreviver. Com a vida moderna, os desafios são outros, mas são eles que nos motivam, nos fazem movimentar, nos provocam a sair da zona de conforto.

Parece redundante, mas é real: sem movimento, nós não saímos do lugar.

Conclusão

Errar não é errado. O problema maior é não arriscar ou desistir.

Muitos sonhos não se realizam porque nosso medo de arriscar, medo de errar ou medo de se expor nos paralisam. Quantos projetos não são concluídos, virando grandes enrolações ou ações recorrentes, o famoso “empurrando com a barriga”?

Precisamos olhar o lado positivo do erro, aprendermos com ele para evoluirmos sempre.

A coisa mais valiosa que você pode cometer é um erro. Não se aprende nada sendo perfeito. – Adan Osborne

Gostou deste conteúdo? Fique de olho porque sempre tem novidades por aqui, tratando sobre iniciativa, planejamento, organização, foco e, o mais importante: a acabativa.

Um comentário em “Errar é uma oportunidade de aprender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: