Organização e Autoconhecimento no Home Office

O Home Office surgiu em um momento emergencial em nossas vidas e virou uma metodologia de trabalho para muitas pessoas hoje em dia. Estas pessoas tiveram que se adaptar, de uma forma inesperada, sem organização e sem ter noção do que poderia acontecer dali pra frente.

O resultado disso é a grande quantidade de pessoas com dificuldades profissionais e que não sabem lidar com a auto-organização. Estas pessoas também estão com dificuldade de gerir o próprio tempo, porque acabam misturando os afazeres de casa com os profissionais.

Por isso precisamos ter mais organização e autoconhecimento para que possamos ter uma melhor qualidade de vida no Home Office.

Autoconhecimento no Home Office

É muito importante entendermos como nosso corpo funciona, como por exemplo, algumas pessoas são matutinas e outras são noturnas, logo, é necessário entender qual o nosso melhor horário de produtividade.

Também precisamos entender como nossa produtividade funciona em determinados ambientes, como as cores do local, a organização e a limpeza do local de trabalho.

Analise como são os seus dias, observe em quais situações é mais produtivo e em quais procrastina mais. Faça testes, até que você consiga entender seu melhor momento de trabalho.

As distrações no Home Office

As distrações de um ambiente de Home Office são prejudiciais para a produtividade. Por exemplo, usar o celular demasiadamente, trabalhar assistindo televisão e, até mesmo, as tradicionais interrupções dos parentes como os filhos, irmãos e os pais.

Os barulhos são os principais vilões do Home Office, como as reformas que bombaram nesta quarentena, já que as casas passaram a realmente ser moradias e não mais estadias para dormir.

Quando entendemos como funciona o nosso corpo e mente e nos deparamos com as famosas distrações e a procrastinação, conseguimos raciocinar de forma a encontrar uma saída para esta situação, ou nos reorganizar para que este momento, de baixa produtividade, não impacte no resultado final.

Organização no Home Office

Para mim, a organização é a chave de tudo. Quando nosso espaço de trabalho, nossas atividades e até a nossa vida está organizada, não perdemos mais tempo procurando as coisas ou pensando em como fazer determinada atividade, já que conseguimos identificá-las com mais facilidade.

Busque deixar seu ambiente de trabalho sempre limpo, arejado, iluminado e organizado.

Um bom gerenciador de tarefas é excelente para mapearmos todas as nossas entregas profissionais em seus devidos prazos. Ele também é muito útil para nossas atividades pessoais, cumprindo a mesma agenda diária e respeitando nossos limites de horário.

Pessoal e Profissional misturados

Acredito que você deve pensar: a vida pessoal e profissional se misturam mesmo, afinal somos uma única pessoa que habita esses dois mundos. E, sim, eu concordo com essa visão e entendo que estamos cada vez mais em um ambiente híbrido.

Justamente por isso, eu reforço o cuidado ao misturar assuntos profissionais com pessoais, já que podemos fugir desse equilíbrio e passarmos a ter apenas vida profissional, sem a vida pessoal.

Quando nossos afazeres profissionais, pessoais, familiares e domésticos se misturam, nossas atividades em geral também se misturam e perdemos o foco e a qualidade da execução.

Gestão do Tempo no Home Office

Existem diversas ferramentas de gestão do tempo, como o Método Pomodoro ou a Tríade do tempo que, ao utilizarmos corretamente, conseguimos organizar e executar nossas tarefas profissionais, considerando as pausas durante o dia e também respeitando nossa qualidade de vida e o convívio social.

Conclusão

O autoconhecimento é muito importante para que possamos explorar nossos momentos mais produtivos e diminuir a pressão daqueles momentos que não trarão o mesmo resultado de qualquer jeito. 

E a organização é extremamente importante no Home Office para que possamos trabalhar de forma fluída e com qualidade.

Com produtividade, fazemos entregas de maior qualidade e em menos tempo.

Comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode.

Arthur Ashe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: