A produtividade nas horas livres

Este é um canal em que falamos bastante sobre produtividade, organização e como ter Acabativa. Geralmente, olhamos para estes pontos como assuntos mais profissionais do que pessoais. 

Hoje nós vamos falar de algo um pouco diferente: a produtividade nas horas de lazer.

Muitos de nós comemoramos a chegada de toda sexta-feira. Isso acontece porque pensamos que vamos poder desfrutar do nosso tempo livre, não é mesmo?

Em nossos finais de semana, conseguimos fazer coisas que são restritas durante os dias de semana, por conta de nossa rotina profissional. 

Por isso, vamos abordar, de uma forma mais reflexiva, como podemos aproveitar melhor nosso tempo livre e desfrutar de momentos importantes em nossas vidas.

O problema de deixar tudo para o final semana

Nós deixamos diversas atividades para serem feitas no final de semana, justamente por termos mais tempo disponível. O problema é que, às vezes, passamos esse tempo sem fazer nada de importante ou fazendo menos do que poderia ser feito. Assim, geramos uma maior ansiedade durante a semana, considerando tudo o que deveria ser feito e não foi.

Essa frustração de não ter feito tudo o que era necessário, gera um ciclo de insatisfação. 

Diferença entre descansar e procrastinar

Sabe quando pensamos que não vamos fazer algo por ser final de semana e merecemos descansar? Isso se chama procrastinação.

Quando temos uma atitude como essa, a atividade é procrastinada a ponto de nunca ser feita, ser feita de qualquer jeito ou, até mesmo, acumular com outras atividades também importantes. 

Então cuidado com essa procrastinação disfarçada de descanso, porque ela gera mais cansaço, frustração e ansiedade.

Como ter Acabativa no tempo livre

Então, hoje, vamos falar sobre produtividade nas horas de lazer, incluindo os dias da semana e final de semana. 

Otimização de tempo

Quando conseguimos otimizar nosso tempo e organizar nossas atividades, a produtividade aparece junto com a sensação de dever cumprido. 

Uma forma de otimizar nosso tempo é agendar atividades parecidas em horários próximos, assim aproveitamos o ritmo sem precisar mudar o mindset para algo completamente diferente o tempo todo, como exemplo, ler as notícias do dia após a leitura diária do livro atual. 

Outra forma de otimizar nosso tempo é aproveitando rotas, ou seja, podemos resolver determinados assuntos que ficam em trajetos próximos, sem precisar ter que ir para esta região mais de uma vez.

Gestão do tempo

Com nossos horários organizados, conseguimos aproveitar o melhor tempo possível com nossa família, estudos, etc.

Eu gosto de organizar meu tempo no final de semana desta forma: 

  • Sábado de manhã é dedicado para o aprendizado e autocuidado;
  • Sábado à tarde, para resolver assuntos cotidianos;
  • Sábado à noite, para curtir com os amigos; 
  • Domingo é dedicado para a família e descanso.

Acordar mais cedo

O livro “O milagre da manhã” defende a possibilidade de acordarmos mais cedo e termos nossa rotina matinal. Mais do que simplesmente acordar para trabalhar, podemos iniciar nosso dia com atividades físicas, leitura, meditação, aprendizado, entre tantas outras coisas que podem ser melhor aproveitadas com a cabeça fria do início do dia.

Conclusão

A produtividade é muito importante para nossa vida como um todo e traz equilíbrio e qualidade de vida. 

Com organização, gestão do tempo, autoconhecimento e produtividade, hoje em dia eu consigo ter mais tempo para minha vida pessoal e aproveitar meus momentos de descanso. 

Reflita sobre a sua rotina, sobre as atividades que precisam ser feitas e ainda não foram, coloque tudo em um papel para enxergar o macro e conseguir organizar. Este será o primeiro passo para a sua produtividade nos tempos livres.

Nas horas livres, devemos viver e não apenas sonhar.

Charles Canela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: